Sobre o Projeto Ponte


Migrações são fenômenos tão antigos quanto a história da humanidade. Assim, a maioria dos países foi formada por povos de variadas origens, o que levou a nações compostas por grupos étnicos e culturas diversas.
Atualmente, a globalização provoca mobilidade e deslocamentos constantes, seja por questões econômicas, políticas ou sociais, seja por perseguições religiosas, étnico-raciais, sexuais, seja por catástrofes naturais etc. Surgem assim vários perfis humanos que não se podem reduzir apenas a categoria de nacionais ou estrangeiros, tais como: imigrantes, migrantes, ex-patriados, exilados, profissionais ou estudantes temporários, retornados, refugiados etc.
As categorias tempo, espaço, origem e destino atravessam estas relações, assim como as ideias imaginárias sobre quem é esse outro. A convivência entre pessoas de características tão variadas nem sempre é fácil, e conflitos podem acontecer. Alguns são vítimas de preconceitos, exclusões e violência, outros são bem recebidos e integrados à comunidade.
Contudo, o imigrante, “aquele que vem de fora” tem de conviver com outra língua, cultura e relações para além do familiar. Arranjar emprego, fazer novos amigos, falar a língua, compreender códigos sociais e culturais diferentes são alguns dos desafios que precisará enfrentar. Portanto, o deslocamento do lugar de origem provoca efeitos subjetivos que precisará elaborar.
O Projeto Ponte surge para oferecer atendimento psicanalítico àqueles que precisam na tentativa de elaborar os efeitos da migração.


Clínica Psicológica do Instituto SEDES Sapientiae
Endereço: Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - São Paulo - SP - Brasil
Telefones para contato:  +55(11) 3866-2735/36 e +55(11) 4702-5971
Maiores informações entrar em contato com a secretaria da Clínica: clinica@sedes.org.br ou telefone: +55(11) 3866-2735/2736 de Segunda a Sexta-feiras das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00.

2 comentários:

  1. Caros: Bom dia!

    Parabéns pelas gestões. Não sabia que tinhamos tão importante apoio.

    Grata, Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosa!!!
      Estamos sempre a procura de novos parceiros.

      Excluir